Pastorais: Batizado

O Batismo é ministrado tanto para os adultos quanto também às crianças. Estes pequeninos são batizados na fé da igreja. Daí que o Batismo de crianças exige um grande empenho de toda a comunidade cristã, especialmente dos pais e dos padrinhos.

São os pais que pedem o batismo para seus filhos. A criança não tem ainda consciência nem autonomia suficiente para tal ato, como, aliás, para tantos outros atos de sua vida. Vive, em tudo, na dependência dos adultos. Os pais, se cristãos, não querem que seus filhos cresçam apenas física, psicológica e intelectualmente, querem vê-los crescidos integralmente. Por isso, desde muito cedo, proporcionam-lhes o batismo, o banho do novo nascimento pelo qual, de simples criatura, a criança passa a ser filho de Deus, de simples membro da família humana, passa a ser membro vivo da família de Deus, a Igreja.

Ao ser incorporada a Cristo, repleta do Espírito Santo, consagrada para a vida eterna, a criança passa a possuir dentro de si um dinamismo novo, sobrenatural, a fé, a esperança e a caridade, que, a seu tempo, pela educação e pela prática da vida cristã, na família e nas demais comunidades eclesiais, irá desabrochando numa fé consciente e assumida, responsável e progressivamente adulta. Para marcar as etapas desse desenvolvimento, renovam-se, publicamente, em determinados momentos da vida, os compromissos batismais, especialmente na primeira comunhão, na crisma e na vigília pascal.

PADRINHOS E MADRINHAS

Deverão ser católicos;

Maiores de 16 anos e batizados;

Dispostos a acompanhar, dedicada e responsavelmente, seu afilhado no processo de amadurecimento na fé.

Documentações necessárias para a inscrição para o batismo:

Xerox da certidão de nascimento da criança;

Comprovante de endereço dos pais;

Xerox do documento de identidade dos padrinhos;

ETAPAS

Acolhida e prestação de informações (Secretaria)

Esse será o primeiro momento em que na secretaria paroquial serão entregues essas instruções para maiores esclarecimentos e o agendamento da catequese de batismo e do batizado;

Visita às famílias

Nesse segundo momento a família é convidada a acolher dois membros da pastoral do batismo, que numa visita simples refletirá algumas questões relacionadas à catequese batismal (antigo curso de batismo);

Preparação Catequética dos Pais e Padrinhos

Após a visita às famílias da criança que será batizada, os pais e padrinhos das crianças serão convidados pela pastoral do batismo a participarem da Catequese Batismal (antigo curso de batismo).

Celebração batismal

Esse é o último e quarto momento, em que as famílias após participarem da catequese batismal será convidada a escolher uma data, que será proposta pela pastoral do batismo, para batizar a criança. Lembrando algumas normas necessárias para marcação do batismo:

As crianças deverão ser menores de 7 anos;

Os padrinhos devem ser maiores de 16 anos, católicos batizados;

Não será cobrada nenhuma taxa para participação da catequese batismal, nem da celebração do batismo, ficando os familiares da criança que será batizada livres para contribuírem com valor que desejarem durante a celebração batismal;

É de responsabilidade dos Pais ou Padrinhos providenciarem as vestimentas adequadas para criança que será batizada, como também de chegarem nos horários previstos para catequese batismal e celebração do batismo.

Consagração à Nossa Senhora

Acontece no dia do batismo. A celebração é realizada antes dos ritos finais. A família pode convidar padrinhos e madrinhas menores de 16 anos.

Observações

Crianças que não foram batizadas até os 7 anos de idade deverão frequentar a catequese paroquial, conforme orientações da coordenação de catequese.

A transferência da celebração do Batismo de uma Paróquia para outra só poderá ser feita com autorização do pároco (ou vigário paroquial) de onde reside o batizando. As paróquias pertencentes à Forania São Gonçalo não precisarão de autorização de transferência.

Agendamos a celebração do Batismo fora do horário das missas. Por quê?

Evitamos a falta de conforto para os pais e familiares. Em algumas comunidades o espaço celebrativo é pequeno.

Respeitamos o horário de começar e terminar a missa.

A atenção é maior por parte dos pais, padrinhos e familiares, principalmente por parte dos fotógrafos.

Quando o batizado é de adulto, poderá ocorrer durante a celebração da Eucaristia.​

CELEBRAÇÕES

Matriz

Realizados em dois domingos durante mês, sempre às 11 horas.

Demais comunidades

São celebrados em horários agendados com a coordenação do batismo em conjunto com o pároco e o vigário paroquial.

Os pais devem procurar a secretaria paroquial para fazerem o agendamento.

2.165 visualizações