Casamentos

São agendados na secretaria paroquial no horário de expediente. (31) 3398 1504.

No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar como a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do Matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Preparação para o Matrimônio: os noivos devem apresentar, na secretaria da igreja, a identidade e comprovante de endereço para a marcação da data, ao menos três meses antes. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato telefônico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.

Processo Matrimonial O processo feito na Paróquia São Gonçalo precisa ser iniciado, no mínimo, 4 (quatro) meses antes da data do casamento. O Processo Matrimonial feito fora dessa paróquia deve ser entregue até 30 dias antes da data da celebração. Caso isso não ocorra, não nos responsabilizamos pela não realização da mesma. Documentos necessários

• Certidão de Batismo (batistério)

• Solicitada, para fins matrimoniais, na paróquia onde os noivos foram batizados.

• A validade é de seis meses para abertura do processo.

• Certificado do Encontro de Noivos

• O curso pode ser feito em qualquer paróquia e não perde a validade.

• Encontro de noivos Paróquia São Gonçalo: Momento de reflexão e diálogo para os casais que pretendem se unir no sacramento do Matrimônio, através de palestras e dinâmicas relativas ao tema. Os encontros acontecem trimestralmente, aos domingos, na Matriz. Coordenadores gerais: Adriana e Jaime – (31) 99739-0257

• Xerox da carteira de identidade

• Xerox do comprovante de residência

• Correspondência bancária, conta de energia, de telefone, de celular, em nome do noivo e da noiva.

• Comprovante de marcação da data do Casamento Civil no cartório

• Xerox da certidão de Casamento Civil

• Deve ser apresentada à secretaria com pelo menos um dia de antecedência do casamento religioso.

• Sem a certidão civil, não haverá cerimônia religiosa.

• O casamento religioso com efeito civil não é permitido nesta paróquia.

Procedimentos e Orientações Horários: A paróquia disponibilizará os seguintes horários pra o agendamento:

• sexta-feira: 21h ;

• sábado: 16h,19h45, 21h.

Os noivos escolherão somente um horário.​ Entrevista: Após a abertura do Processo Matrimonial, os noivos deverão fazer uma entrevista com o padre, parte indispensável do mesmo. A secretaria entrará em contato para o agendamento. Publicação dos proclamas: São feitos na abertura do Processo Matrimonial. É um documento que mostra a intenção dos noivos de se casarem. Eles devem correr por três domingos seguidos, nas paróquias do noivo e da noiva. Só serão aceitos os proclamas originais, assinados pelo padre responsável pela paróquia onde correram. Padre e diácono: Optando os noivos por um celebrante que não seja um dos padres e/ou diácono da paróquia, deverão trazer o “Termo de Compromisso” assinado pelo mesmo para poder marcar a data do casamento. É responsabilidade dos noivos o pagamento da espórtula ao padre e/ou diácono convidado. As demais orientações (decoração, fotografia, pontualidade, padrinhos, etc.) serão informadas na secretaria da paróquia.