Pastorais: Catequese

Atualizado: 25 de mar. de 2022

A catequese de inspiração catecumenal tem como base a relação entre liturgia e catequese. Dentro desta relação o ano litúrgico é que conduz o itinerário catequético, pois é através do ano litúrgico e de sua pedagogia que o cristão é levado a viver anualmente o mistério pascal de Cristo. Neste sentido, o grande desafio para a catequese é desvincular sua caminhada do ano escolar e deixar-se conduzir pelo ano da Igreja, ou seja, o ano litúrgico.

A caminhada catequética conduzida pela vivência do ano litúrgico, centrado na Páscoa de Cristo, deve levar o catequizando a valorizar a participação na liturgia dominical, onde toda a comunidade reunida se encontra com seu Senhor, que a alimenta com o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia.

CATEQUESE DE PRIMEIRA EUCARISTIA

Objetivo: a catequese de primeira eucaristia tem como objetivo educar as crianças para a vivência da fé em comunidade. Apresentando a pessoa de Jesus e os conteúdos de nossa fé, quer orientar o catequizando para viver a fé no dia-a-dia.

Tempo de preparação: considerando um tempo mínimo de dois (2) anos, divididos em duas fases. Na primeira fase a criança entrará em contato com o projeto de Deus para a humanidade. Na segunda fase irá aprender mais sobre a pessoa de Jesus e sobre a comunidade cristã.

Quem pode participar: poderão participar da catequese de primeira eucaristia crianças que já tenham completado 9 anos de idade e estejam cursando a 3ª série do ensino fundamental.

Período das Inscrições: ver calendário para os veteranos e novatos ( Diferente do Ano Escolar)

Coordenação geral: Aparecida

CATEQUESE - INFORMAÇÕES/COMUNIDADE SÃO GONÇALO

Prezados pais e responsáveis,

Vimos, por meio desta, esclarecer detalhes importantes para a caminhada da nossa Catequese Infantil, visando uma melhor compreensão de todos sobre a proposta adotada pela Igreja, a qual nos orienta através do Diretório Nacional da Catequese.

A catequese na Paróquia São Gonçalo é uma catequese de inspiração Catecumenal, ou seja, tem como base a relação entre liturgia e catequese. Dentro desta relação o ano litúrgico é que conduz o itinerário catequético, pois é através do ano litúrgico e de sua pedagogia que o cristão é levado a viver anualmente o mistério pascal de Cristo.

A caminhada catequética conduzida pela vivência do ano litúrgico, centrado na Páscoa de Cristo, deve levar o catequizando a valorizar a participação na liturgia dominical, onde toda a comunidade reunida se encontra com o seu Senhor, que a alimenta com o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia.

Portanto, o grande desafio para a catequese é desvincular sua caminhada do ano escolar (fevereiro a dezembro) e deixar-se conduzir pelo ano da Igreja, ou seja, o Ano Litúrgico (Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, Pentecostes e Tempo Comum). Neste sentido, definimos o início do nosso ano catequético da seguinte forma:

1. CATEQUIZANDO VETERANO

. Renovação das inscrições

. Início da catequese

2. CATEQUIZANDO NOVATO.

. Inscrições:

Atenciosamente,

​Equipe de Catequese

CATEQUESE DE CRISMA

Objetivo: a catequese de crisma tem como objetivo educar os adolescentes e jovens de nossa comunidade para uma vivência comprometida com o Reino de Deus. A crisma é o sacramento do compromisso. Por isso, a catequese deve levar o catequizando ao compromisso com a comunidade de fé, através de uma programação pastoral que leve ao seu envolvimento com a vida da comunidade.

Tempo de preparação: o tempo de preparação para o sacramento da crisma tem uma previsão mínima de um (1) ano, iniciando no segundo semestre do ano e podendo celebrar o sacramento no final do primeiro semestre do ano seguinte.

Quem pode participar: adolescentes a partir de 15 anos de idade completos.

Período das Inscrições: todo o Mês de Julho e Agosto do ano corrente.

Início das Turmas: sempre no mês de agosto do ano corrente.

IMPORTANTE: para madrinha ou padrinho de crisma, somente poderá ser pessoas católicas.

CATEQUESE COM ADULTOS

Objetivo: a catequese com adultos tem como objetivo aprofundar a fé recebida pelos adultos e prepará-los para receber os sacramentos de iniciação cristã (batismo – eucaristia/1ª comunhão – crisma).

Tempo de preparação: a catequese com adultos acontece semestralmente. Primeiro semestre (batismo – crisma – eucaristia), segundo semestre (batismo e eucaristia).

Quem pode participar: adultos a partir dos 20 anos de idade que ainda não tenham recebidos um dos três sacramentos de iniciação à vida cristã (batismo – eucaristia/1ª comunhão – crisma).

Horários: Igreja São Gonçalo - Comunidade São Gonçalo - Salão e salas da catequese.

Sábados:

8h às 12h – Catequese infantil

18h – Crisma

Domingos:

19h – Catequese de adultos (a partir do dia 03/04/2022)